Teorias da Conspiração | com Mathieu Turgeon & Carlos Oliveira | 121 |

Muito se fala que certas interpretações sobre o que ocorre no mundo nas mais diversas áreas, em especial na política, são teorias da conspiração.

Mas o que são teorias da conspiração? Quando se trata apenas de uma teoria sem fundamento na realidade, ou quando há de fato conspirações ocorrendo?


 

Quem produz mais teorias da conspiração? Quem as consome mais?

Teorias da conspiração podem ser danosas à democracia, embora nem todas sejam. Embora pudessem ser principalmente produtos de setores socialmente subalternos, de oposições ou de perdedores políticos, nem sempre é assim.

Cada vez mais governos recorrem a teorias da conspiração como procedimento usual de governo.

Para discutir esses e outros aspectos das teorias da conspiração, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação convidou dois cientistas políticos.

Mathieu Turgeon, professor da Western University em Ontário, no Canadá, e Carlos Oliveira, âncora da TV Câmara e professor voluntário no Instituto de Ciência Política da UnB.

Twitter:

Mathieu Turgeon: @mturgeonpol

Carlos Oliveira: @CarlosOliveira5


As músicas deste episódio são "Hitman", de Kevin MacLeod (CC) e "Challenge", de Density & Time.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.


Agradecemos aos novos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Rodrigo Oliveira, Ilza Jorge, Rosana Limoeiro, Cláudio Carvalho, Angela Rosa Soares, Ronaldo Almeida e Frederico Fonseca Oliveira Lima.

Apoie o  e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais  relacionados ao tema do canal: a política.

Há três formas possíveis de apoio.

Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join

Tornando-se assinante do #FPNS no Benfeitoria. com: https://app.benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao

Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info


#TeoriasdaConspiração #FakeNews #Extremismo #Democracia #Populismo

 

 


 































 

Comentários

As mais lidas

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181