Do integralismo ao bolsonarismo | com Leandro Pereira Gonçalves & Odilon Caldeira Neto | 116

O Brasil teve o maior movimento fascista das Américas, o Integralismo, liderado por Plínio Salgado e com importante atuação na primeira metade do século XX. 


 

Quase um século depois, chega ao poder o extremista de direita Jair Bolsonaro, que conta com o apoio de novos integralistas, atuantes em organizações que procuram reviver esse fascismo brasileiro do passado. 

Mas o que foi o integralismo, esse velho fascismo? E de que forma sua história nos auxilia a entender o que é o neofascismo hoje atuante no Brasil? Que ligações há entre o integralismo e o bolsonarismo? 

Para responder a essas perguntas, os convidados deste #ForadaPolíticaNãoháSalvação são Leandro Pereira Gonçalves & Odilon Caldeira Neto, historiadores e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de pesquisadores do LAHPS, o Laboratório de História Política e Social. 

Eles são autores do livro O Fascismo em Camisas Verdes: do Integralismo ao Neointegralismo, publicado pela Editora da FGV. 

Eles podem ser acompanhados por meio de suas contas no Twitter: 

@leandropgon 

@odiloncaldeira 

 

Apoie o #ForadaPolíticaNãoháSalvação e ajude o canal e o podcast a se manterem e melhorarem! 

Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais relacionados ao tema do canal: a política. 

https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join 

Há duas formas de apoiar o #FPNS: tornando-se membro do canal pelo Clube dos Canais do YouTube (botão de inscrição na página do canal

ou 

pela plataforma de apoio Benfeitoria (www.benfeitoria.com/apoioForadaPoliticaNaohaSalvacao). 

 

Segue nossa lista de novos apoiadores, a quem agradecemos. 

Márcia Regina Munhoz

Daniel Frasson 

César Dantas 

Daniela Ramos 

Francisco Alves Soares 

 

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital! 

 

#Fascismo #Integralismo #Neofascismo #Neointegralismo #EstadoNovo #ExtremaDireita #PolíticaBrasileira #PlínioSalgado #ConjunturaPolítica

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171