Dinheiro e velha política | com Bruno Carazza | 139

As eleições de 2022 contarão com o maior montante de recursos públicos disponíveis para disputas eleitorais da história. Ademais, recursos privados também podem ser usados, com poucas limitações.

Os muito ricos e aqueles que têm parentes, amigos e apoiadores muito ricos também serão beneficiados pela força da grana nestas eleições.

Não apenas verbas de campanha - públicas e privadas - pesarão na corrida, mas também alentados recursos orçamentários da União, sobretudo por meio do "orçamento secreto", controlado pelas presidências das duas casas do Congresso.

Que dinheiro é importante na disputa política já é algo sabido, mas qual exatamente essa importância? Que consequências isso traz para a democracia?

Para discutir esses temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação traz Bruno Carazza, mestre em Economia, doutor em Direito, professor da Fundação Dom Cabral e colunista do Valor Econômico.

Carazza entende como poucos as relações entre dinheiro e política, sendo autor do livro "Dinheiro, Eleições e Poder: as engrenagens do sistema político brasileiro", editado pela Companhia das Letras.

Twitter de Bruno Carazza: @BrunoCarazza


As músicas deste episódio são "The DeLong Incident" de Craig MacArthur e "Oceans", de Text Me Records & Bobby Renz.



Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.


Apoie o  e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais  relacionados ao tema do canal: a política.

Agradecemos aos novos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Leila Torres, Márcio Bertelli, Cláudio Garcia e todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
  3. Benfeitoria: Tornando-se assinante simbólico do #FPNS no Benfeitoria. com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#Eleições #Eleições2022 #FinanciamentoEleitoral #Democracia #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CongressoNacional #EmendasParlamentares #OrçamentoSecreto #Dinheiro #OrçamentoPúblico #FundoEleitoral #FundoPartidário #LegislaçãoEleitoral

 




























 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

#ForadaPolíticaNãoháSalvação

Compaixão: a ética salva, com Renato Janine Ribeiro | #112

Como destruir um pais | publicado originalmente no Valor Econômico em 07.01.2021