Desastres nada naturais | com Fernando Nogueira & Francisco Comarú | 167

A catástrofe humana ocorrida no litoral norte paulista, nos municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, repete um padrão visto todos os anos em diversos municípios brasileiros.


 

Pessoas pobres, sem opção de moradia que não sejam áreas de risco – em decorrência da falta de políticas públicas habitacionais e de gestão do território – são as vítimas recorrentes desses eventos extremos.


 

É impróprio, contudo, chamá-los de desastres naturais, pois suas causas são artifícios sociais: desigualdade, ação humana sobre o meio ambiente, (falta de) regulação da ocupação do território, falta de políticas sociais e especulação imobiliária.

Além disso, falta-nos também uma política de gestão de riscos que permita lidar com tais problemas em tempo hábil, evitando o pior - isto é, a perda de vidas humanas.

Para discutir o assunto, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe dois convidados dedicados a lidar com tal feixe de temas.

Um é Fernando Rocha Nogueira, geólogo, professor da UFABC, onde coordena o Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis).

O outro é Francisco Comarú, engenheiro civil e também professor na UFABC, onde coordena o Laboratório Justiça Territorial (LabJuTa).

Ambos são professores do programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PPGPGT).


As músicas deste episódio são "The End" do Coyote Hearing, "Wild Fires" de Doug Maxwell, e "Hungry for Disaster" do Silent Partner.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos às novas apoiadoras do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Vanessita, Cris Souza, Ricardo Teixeira da Silva, e também a todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
  3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica do #FPNS no Benfeitoria.com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#MudançaClimática #PlanejamentoTerritorial #PolíticaUrbana #Habitação #MeioAmbiente #PolíticaHabitacional #PlanejamentoUrbano #DesastresNaturais #EventosExtremos #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #PolíticasPúblicas


























 

Comentários

As mais lidas

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181