Os rumos do Supremo | com Eloísa Machado | 169

Em maio de 2023 o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, completa 75 anos e, com isso, tem que se aposentar. Com isso, iniciam-se as especulações sobre quem o substituirá.


 

Dois nomes despontam como favoritos. O mais cotado é Cristiano Zanin, advogado de Lula, que atuou em sua defesa na Lava Jato. O outro é Manoel Carlos de Almeida Neto, ex-assessor de Lewandowski no STF.


 

A escolha é especialmente importante num momento em que o Supremo avança num processo de reformulação de seus procedimentos, aumentando o peso do colegiado vis-à-vis decisões monocráticas.

Vale lembrar do papel crucial desempenhado pelo STF na resistência aos ataques autoritários perpetrados pelo bolsonarismo. Com um governo normal, o tribunal pode retomar uma atuação mais tranquila.

Para discutir tais temas este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Eloísa Machado, advogada e professora de Direito Constitucional da FGV Direito SP, onde coordena o grupo de pesquisa "Supremo em Pauta".

O Twitter de Eloísa Machado é: @elomachado1


As músicas deste episódio são "Lamentation", de Kevin MacLeod (licença Creative Commons) e Bourreé, de Johann Sebastian Bach, executada por Joel Cummins (além da citação de outra versão dessa obra).


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Renata Moura, Temístocles Murilo Oliveira Júnior e Angelo Roberto Neia Meneghelo, bem como a todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube⁠: ⁠https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join⁠
  3. Benfeitoria: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com: ⁠https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao⁠
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info⁠

#AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #PolíticasPúblicas #SupremoTribunalFederal #STF #PoderJudiciário #SistemaJustiça #ProcuradoriaGeraldaRepública #PGR #MinistérioPúblico #GovernoBolsonaro #GovernoLula #DireitoPúblico #DireitoConstitucional


























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171