A Política do Crime | com Camila Nunes Dias | 170

Março de 2023 foi marcado por situações envolvendo algumas das chamadas "facções criminosas" atuantes no Brasil: o PCC (nascido em São Paulo e nacionalizado) e o potiguar Sindicato do Crime.

Junto a facções como o Comando Vermelho, a Família do Norte, os Amigos dos Amigos, dentre outras, elas compõem o cenário das grandes articulações de criminosos operantes no país.


 

Para além das atividades delituosas no sentido estrito (tráfico de drogas e armas, assaltos etc.), tais grupos atuam como "entidades de classe", pautando reivindicações mediante rebeliões e ataques.

Qual a lógica dessa "política do crime"? O que explica o surgimento e a atuação desses grupos criminosos com seus diferentes graus de organização?

Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Camila Nunes Dias, socióloga e professora da Universidade Federal do ABC, integrando seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais.

Camila Dias é também pesquisadora no Núcleo de Estudos da Violência da USP, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e bolsista em produtividade do CNPq.

As músicas deste episódio são "It was a time" e "Upstate", ambas do TrackTribe.


 

⁠Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. 

 Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar! Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política. 

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Renata Moura, Temístocles Murilo Oliveira Júnior e Angelo Roberto Neia Meneghelo, bem como a todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛 

Há quatro formas possíveis de apoio. 

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.  
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube⁠ 
  3. Benfeitoria: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com 
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info⁠ 

 

#PolíticasPúblicas #SegurançaPública #FacçõesCriminosas #PCC #CrimeOrganizado #Prisões #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #PolíticasPúblicas #GovernoLula

 


























 

 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171