O Brasil e seus vizinhos | com Míriam Saraiva | 180

Durante os cinco primeiros meses de seu terceiro mandato presidencial, Lula deu prioridade à agenda internacional, visitando outros países e recebendo chefes de Estado e governo.


 

Um dos pontos centrais dessa sua agenda internacional, que busca colocar o Brasil de volta no cenário global, é a América Latina – e, mais especificamente, a América do Sul.


 

O ponto culminante do restabelecimento dessa relação com os vizinhos – após os conflituosos anos Bolsonaro – foi uma reunião dos doze presidentes sul-americanos em Brasília, numa tentativa de resgatar a Unasul.

Contudo, assim como em sua visita à China, o evento foi ofuscado por declarações infelizes do presidente brasileiro: espantosos elogios ao ditador venezuelano, Nicolás Maduro, e ao regime autocrático instaurado no país vizinho – autocracia, aliás, que Lula teima reconhecer.

Isso lhe rendeu críticas internas e também externas – inclusive de presidentes participantes da cúpula, como o chileno Gabriel Boric e o uruguaio Luís Alberto Lacalle Pou.

Ambos rebateram a falácia proferida por Lula, de que a autocracia venezuelana seria fruto de uma "narrativa" e não não algo sustentado nos fatos.

Qual a importância desse encontro para as relações internacionais do Brasil, em especial na região? Qual a história desses processos de integração regional na América Latina e do Sul? O que se pode esperar desta feita?

Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe a internacionalista Míriam Saraiva, professora do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UERJ.


As músicas deste episódio são "As I Figure - Latinesque" e "Cumbia no Frills Faster", ambas de Kevin MacLeod.

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar! Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política. 

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Victor Gentilli, MPB da Gema, Júlia Pera, Márcio Bertelli, Alice Lana e Rodolfo Nogueira da Cunha, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛💛💛💛 

Há quatro formas possíveis de apoio. 

1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

2. Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube⁠ 

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠3. Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com 

4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info⁠


























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171