A guerra, a terra e a lei | com Paulo Borba Casella | 199

O conflito entre Israel e o Hamas continua escalando. Aos atentados terroristas que sofreu em 7 de outubro, Israel reage de forma brutal: priva palestinos de água, comida, energia e medicamentos; bombardeia de forma inclemente a Faixa de Gaza, destruindo residências, templos, escolas e hospitais, produzindo milhares de mortes de civis.



Diante dessa nova carnificina, forma-se uma mobilização de atores internacionais visando deter a punição coletiva ou, ao menos, criar salvaguardas mínimas à população palestina sitiada. A tentativa de diversas nações naufraga no Conselho de Segurança da ONU com o veto dos Estados Unidos, uma vez mais perfilado ao lado de Israel a despeito de qualquer coisa.



Qual o papel das organizações multilaterais diante de uma calamidade como essa? A lei internacional tem condições de produzir algo de concreto, ou será novamente ignorada por Israel com o beneplácito americano, como tem ocorrido sistematicamente desde 1948?

Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Paulo Borba Casella, professor titular de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e autor do "Tratado de Direito Internacional", obra de oito volumes publicada pela editora Almedina.


As músicas deste episódio são "Egmont Overture", de Ludwig Von Beethoven, e "Modern Situations", dos Unicorn Heads.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠.


Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!


Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.


Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.


Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Ricardo Alexandre Dias Gomes da Silva, David Ribeiro dos Reis, Rodolfo Nogueira da Cunha, Rafael Carlos Pelegrini Silva, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛🧡💛🧡💛🧡


Há quatro formas possíveis de apoio.


  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão do coraçãozinho ❤️ "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal 🥇no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ 🗞️ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ✉️ ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#DireitoInternacional #Guerra

#Terrorismo #Colonialismo #Violência #Israel #Palestina #OrienteMédio #PolíticaInternacional #RelaçõesInternacionais

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #CiênciaPolítica 


























 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

A Justiça Eleitoral sob ataque | 131 | Com Vitor Marchetti