O Ministério Público para além de Aras | com Rafael Viegas | 196

Após quatro anos, finalmente Augusto Aras encerra sua passagem pela Procuradoria Geral da República. Nesse período, a PGR se caracterizou pela omissão, pela leniência e pela cumplicidade com o bolsonarismo.


 

Diversos analistas têm apontado que a gestão Aras foi certamente a pior que a PGR já teve – compondo assim um par perfeito com a presidência de Jair Bolsonaro, da qual foi um serviçal.

Alguns, condescendentes com sua atuação, buscaram destacar seu papel no desmonte do lavajatismo e no enfrentamento à criminalização da política.


 

Contudo, não há como, em sã consciência, acreditar que o freio imposto aos desmandos da Lava Jato possa compensar a colaboração da PGR com a extrema-direita no poder e seus muitos descalabros - dos quais, portanto, Aras é coautor.

Contudo, não se entende a gestão Aras sem uma compreensão mais ampla do funcionamento do Ministério Público no Brasil, em particular o Federal, com suas associações de classe, que vendem o corporativismo como se republicanismo fosse.

Para entender tal temática, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe o cientista político Rafael Viegas, pesquisador o CEAPG da FGV EAESP e do CEDEC.

Viegas é autor do livro "Caminhos da política no Ministério Público Federal", publicado pela editora Amanuense.


As músicas deste episódio são "The Take Down", do DJ Williams, e "Trouble", de Topher Mohr & Alex Elena.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠.


Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!


Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.


Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.


Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Ricardo Alexandre Dias Gomes da Silva, David Ribeiro dos Reis, Rodolfo Nogueira da Cunha, Rafael Carlos Pelegrini Silva, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛🧡💛🧡💛🧡


Há quatro formas possíveis de apoio.


  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão do coraçãozinho ❤️ "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal 🥇no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ 🗞️ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ✉️ ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info


#MinistérioPúblico #PGR #AugustoAras #ANPR #MPF #ProcuradoriaGeraldaRepública #SistemadeJustiça

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica



























 

 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

O autoritarismo chavista antes de Maduro

Autoritarismo e eleições na Venezuela | com Paulo Velasco | 236