132- Bruno e Dom: a política que produziu o crime | com Fernando Vianna | 132

A primeira metade de junho de 2022 foi tragicamente marcada pelo assassinato de Bruno Pereira, indigenista, e Dom Phillips, jornalista, no Vale do Javari, Amazônia brasileira.

Numa incursão na área, lugar onde vivem diversos povos indígenas, vários deles ainda isolados, os dois foram mortos por membros do crime organizado atuante na região, estimulado pelo governo de Jair Bolsonaro, voltado à destruição da Amazônia e ao vilipêndio das populações originárias.


 

Não se trata de crime comum, nem mesmo se considerando o histórico de violência das relações entre indigenistas e ambientalistas, por um lado, e criminosos, por outro. A diferença está na política ativa do governo Bolsonaro em favor desses criminosos.

Operando na ilegalidade incentivada pelo governo, grileiros, garimpeiros, madeireiros, pecuaristas, agricultores, caçadores, pescadores e até traficantes de armas, drogas e animais silvestres têm como inimigos os mesmos que o governo elegeu como os seus.

A morte de Bruno e Dom é consequência dessa política. Mas que política é essa? O que vem sendo feito com a Funai e demais órgãos atuantes junto a populações indígenas?

Para entender a questão, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação conta com Fernando Vianna, antropólogo, servidor licenciado da Funai e presidente da INA (Indígenistas Associados), uma entidade representativa do setor.

Fernando Vianna é também um dos editores de dossiê, produzido pela INA em parceria com o INESC, que revela o desmantelamento da política indigenista pelo governo Bolsonaro.

Twitter de Fernando Vianna: @_fedola

Trabalhos de Fernando Vianna podem ser encontrados nos seguintes links:

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Agradecemos ao novo apoiador, Joaquim Nogueira Porto Moraes.

Apoie o  e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais  relacionados ao tema do canal: a política.

Há três formas possíveis de apoio.

#Funai #Indigenistas #Amazônia #GovernoBolsonaro

 






























 

 

Comentários

As mais lidas

Como destruir um pais | publicado originalmente no Valor Econômico em 07.01.2021

O governo dos invertidos | publicado originalmente no Valor Econômico em 17.12.2020