A Justiça Eleitoral sob ataque | 131 | Com Vitor Marchetti

O presidente Jair Bolsonaro voltou a intensificar seus ataques à Justiça Eleitoral e ao Supremo Tribunal Eleitoral, questionando suas decisões, seu funcionamento e a isenção de seus membros.


 

Os resultados ruins que Bolsonaro vem obtendo nas pesquisas eleitorais contribuem para o desespero e a agressividade. Não à toa bolsonaristas pressionaram – com sucesso – a XP a não divulgar resultados da pesquisa que contrata do IPESPE. Levantamento recente mostra que Lula é visto como honesto por mais gente do que Bolsonaro.

Contudo, para além do presságio de uma derrota nas urnas, o que mais explica esse foco dos ataques do presidente na Justiça Eleitoral? Há características de nosso modelo de governança eleitoral que tornam esse ramo do Judiciário especialmente suscetível à desqualificação de maus perdedores?

O comportamento de nossa Justiça Eleitoral também explica essa exposição de seus membros aos embates políticos?

Para discutir tal tema este #ForadaPolíticaNãoháSalvação convidou Vitor Marchetti, cientista político, professor da Universidade Federal do ABC e estudioso das relações entre justiça e política, com especial atenção para a Justiça Eleitoral e seu papel no Brasil.

Twitter de Vitor Marchetti: @vitormarchetti


Músicas deste episódio: "Mission Dub" do TrackTribe e "Easy Jam", de Kevin MacLeod.

Easy Jam de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Fonte: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100245. Artista: http://incompetech.com/


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Agradecemos ao novo apoiador do Fora da Política Não há Salvação: Antônio Maués, Leandro Gonzaga e Maria Rita Loureiro Durand.

Apoie o  e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais  relacionados ao tema do canal: a política.

Há três formas possíveis de apoio.

#Eleições #JustiçaEleitoral #TSE #STF #Eleições2022 #FakeNews #PartidosPolíticos

 






























 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

Como destruir um pais | publicado originalmente no Valor Econômico em 07.01.2021

O governo dos invertidos | publicado originalmente no Valor Econômico em 17.12.2020