Tocando fogo na federação | com José Ângelo Machado & Marcelo Labanca

Romeu Zema, governador de Minas Gerais pelo Partido Novo, pela segunda vez em dois meses deu declarações discriminatórias contra as regiões Norte e Nordeste do Brasil.


 

Na primeira ocasião, em junho de 2023, declarou que havia um Brasil que trabalhava e outro que vivia de auxílio emergencial, referindo-se ao Norte e Nordeste do Brasil, em contraste com as regiões Sul e Sudeste.


 

Na segunda oportunidade, em agosto, comparou as regiões Norte e Nordeste a "vaquinhas que produzem pouco", enquanto as regiões Sul e Sudeste seriam as "vaquinhas que produzem muito". Segundo Zema, não seria justo tratar de forma igual os dois tipos de vaquinhas.

Nos dois momentos as declarações foram dadas quando ocorriam reuniões de governadores do Consórcio Sul-Sudeste, criado emulando o Consórcio Nordeste, cuja finalidade é permitir a cooperação regional em políticas públicas. Neste segundo momento, a Reforma Tributária era o pano de fundo.

Para piorar, o governador do Partido Novo afirmou que seria importante Sul e Sudeste se unirem em prol de uma candidatura presidencial de direita contra as outras duas regiões do país.

Como seria de se esperar, houve uma onda de indignação, com Zema recebendo duras críticas.

O que está por trás dessa postura? Qual a importância dos consórcios regionais? O que significa essa instrumentalização facciosa dos consórcios?

Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe dois especialistas no tema do federalismo.

Um é José Ângelo Machado, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e coautor do livro "Federalismo e Políticas Públicas", editado pela ENAP.

O outro é Marcelo Labanca, professor de Direito Constitucional e Federativo da Católica de Pernambuco (Unicap), co-organizador do livro "Direitos fundamentais estaduais e constitucionalismo subnacional" e coordenador do Constate (Centro de Estudos Constitucionais em Federalismo e Direito Estadual).


As músicas deste episódio são "High Noon" e "Drop the Tapes", ambas do TrackTribe.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Antonio Bastos, Maria D'Ajuda Goes Almeida, Ademar Borges, Alice Lana, João Paulo Nemoto Sabino de Freitas, Marcos Pedro de Carvalho Lima, Marisa Yamashiro, Paulo Palhares, Rodrigo Elias de Oliveira, Rosanna Zraick, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.


  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#Federalismo #RelaçõesIntergovernamentais #ConsórciosPúblicos #ConflitosRegionais #Xenofobia #InstituiçõesPolíticas #PolíticasPúblicas

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica

 



























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171