Marielle, polícias e milícias | com Bruno Paes Manso | 188

Após cinco anos de uma arrastada investigação sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, finalmente há descobertas significativas.


 

Com a delação de Élcio Queiroz, motorista que conduziu o atirador, abre-se uma nova fase das investigações, que chegam mais perto do que nunca dos mandantes.

Contudo, algumas revelações mostram que a leniência das autoridades fluminenses prejudicou a resolução do crime. 


 

O miliciano Edmilson Silva, o Macalé, apontado como intermediário entre mandantes e o executor , otambém miliciano Ronnie Lessa, foi assassinado no meio da rua em 2021, no que pode ter sido uma queima de arquivo.

A quem interessava matar Marielle? Qual o papel das polícias do Rio de Janeiro (tanto a militar como civil) não apenas nesta investigação, mas no funcionamento do crime organizado naquele estado? Uma PM violenta é mais propícia a produzir milicianos? Quão decisiva foi a entrada na Polícia Federal na investigação?

Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe o jornalista e cientista político Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo.

Pesquisador da violência e da criminalidade, Bruno é autor de "A República das Milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro", e coautor, com Camila Nunes Dias, de "A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", ambas as obras publicadas pela Todavia.


As músicas deste episódio são "Warzone" e "Sinister", ambas do Anno Domini Beats.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Antonio Bastos, Maria D'Ajuda Goes Almeida, Ademar Borges, Alice Lana, João Paulo Nemoto Sabino de Freitas, Marcos Pedro de Carvalho Lima, Marisa Yamashiro, Paulo Palhares, Rodrigo Elias de Oliveira, Rosanna Zraick, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.


  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#MarielleFranco #Milícias #Polícia #Violência #ViolênciaPolítica #SegurançaPública #ViolênciaPolicial #CrimePolítico #LetalidadePolicial #PolíticasPúblicas#CrimeOrganizado

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica

 



























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171