Internet e Política de Cuba ao Brasil, com David Nemer - #90

A atuação por meio das redes sociais tem sido um facilitador da mobilização, da contestação e da produção de novos movimentos políticos.


Em Cuba, foi o instrumento que viabilizou uma onda de protestos contra o regime e o governo país afora, questionando a falta de alimentos, o autoritarismo e a falta de liberdade. No Brasil, foi instrumentalizada pelo bolsonarismo para eleger seu líder à presidência, atacar adversários e instituições da democracia.


Em Cuba esse movimento de questionamento do governo surgiu de baixo para cima, estabelecendo uma comunicação ágil que propiciou a mobilização; no Brasil ele se deu por meio de um sofisticado esquema de disseminação de desinformação.


Para discutir esse tema, o convidado deste episódio é o antropólogo David Nemer, professor da Universidade da Virgínia e pesquisador da importância da tecnologia nas interações humanas.




As músicas deste #ForadaPolíticaNãoháSalvação são "Sabana Havana", de Jimmy Fontana, "Cuban Sandwich", de Doug Maxwell e "Easy Lemon 30 Second", de Kevin MacLeod.



#Cuba #RedesSociais #Protestos #MobilizaçãoPolítica #Autoritarismo #Democracia #Bolsonarismo #Desinformação #FakeNews #Bolsonarismo #ExtremaDireita





Ouça no Apple Podcasts


Ouça no Podcast Addict


Ouça no Castbox


Ouça no Google Podcasts


Ouça no Deezer


Ouça no Audible


Ouça no TuneIn

Comentários

As mais lidas

#ForadaPolíticaNãoháSalvação

Compaixão: a ética salva, com Renato Janine Ribeiro | #112

Como destruir um pais | publicado originalmente no Valor Econômico em 07.01.2021