As pesquisas erraram? | com Andrei Roman | 149

 

No dia 2 de outubro, no que a apuração das eleições avançava, avançava  também a surpresa. Muitos resultados diferiam bastante do esperado.

As pesquisas eleitorais erraram? 


 

Diante do questionamento, veículos de imprensa e responsáveis por  levantamentos de intenção de voto respondiam que não, as pesquisas não  erraram. 

A negativa da resposta se baseava em diversos argumentos. 

Um era o de que pesquisas mostram apenas um momento da corrida, não  prevendo o resultado final. Assim, não teriam como captar a tempo  mudanças de última hora. 

Outro argumento era o da defasagem dos dados do Censo, que atrapalharia a  ponderação dos diversos estratos da população. 

Diante da desconfiança do público, uma voz dissonante se fez ouvir:  Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, cujas pesquisas mais se aproximaram dos  resultados finais nacionalmente e em diversos estados. 

Cientista político e economista com doutorado em Harvard, Andrei é o  convidado deste #ForadaPolíticaNãoháSalvação. Nessa conversa ele dirá porque considera que, sim, as pesquisas erraram e erraram muito.

O Twitter de Andrei Roman é: @andrei__roman


As músicas deste episódio são "One Time" e "First of 3", ambas de Jeremy Black.


Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.


Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos  aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Bárbara Mota, Victor Gentilli, Adonei Mota, Flavia Morais, Jéssica Amaral e Marcelo Sevaybricker, e também a todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.

  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join

  3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica do #FPNS no Benfeitoria.com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao

  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#Eleições #Eleições2022 #EleiçãoPresidencial #Democracia #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica  #PolíticaBrasileira #PesquisasEleitorais #Estatística #Amostragem




























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171