Combate à corrupção: que fim levou? | com Rogério Arantes | 150

“Queria dizer a essa imprensa maravilhosa, nossa, que eu não quero  acabar com a Lava Jato… Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais  corrupção no governo”, disse Jair Bolsonaro em outubro de 2020.  

Essa declaração ocorreu depois que Sergio Moro já havia deixado o  Ministério da Justiça, após acusar Bolsonaro de interferir na Polícia  Federal.


 

O fato é que desde então, de fato a Lava Jato acabou, bem como deixou de  existir uma Procuradoria Geral da República independente, pois Augusto  Aras, o PGR, é um serviçal de Bolsonaro.  

O presidente também nomeou para o Supremo Tribunal Federal dois sabujos -  Kássio Nunes Marques e André Mendonça - que decidem sempre de forma a  favorecer o Poder Executivo.  

Qual o tamanho do desmonte bolsonaresco das estruturas de combate à  corrupção? De que forma toda a construção institucional pós-1988 e,  principalmente, pós-2003 foi desmontada pelo bolsonarismo?  

Para discutir esse tema, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe o  cientista político Rogério Arantes, professor do Departamento de Ciência Política da USP.  

Rogério Arantes é um dos principais estudiosos brasileiros das relações  entre Direito e Política, com pesquisas sobre o Sistema de Justiça,  Supremo Tribunal Federal, Ministério Público, Polícia Federal e  Constitucionalismo.

O Twitter de Rogério Arantes é: @rogeriobarantes


As músicas deste episódio são "Lock" e "Baba", ambas  de Jeremy Black.  


Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.  


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.  


Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar! 

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios   (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao  tema  do canal: a  política. 

Agradecemos  aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação e também a todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛 

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join 
  3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica do #FPNS no Benfeitoria.com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info


#Corrupção #LavaJato #MinistérioPúblico #PolíciaFederal #PoderJudiciário #Bolsonarismo #Autoritarismo #EleiçãoPresidencial #Democracia #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica  #PolíticaBrasileira #Eleições #Eleições2022




























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171