Entendendo a reforma tributária | com Bernard Appy & Murilo Junqueira | 186

Passados quase 40 anos da transição democrática e 35 da Constituição de 1988, após muitas tentativas frustradas, uma reforma tributária parece avançar no Congresso Nacional.


 

Aprovada na Câmara dos Deputados por larga margem, a proposta de emenda constitucional que altera a estrutura dos tributos sobre o consumo segue no segundo semestre para análise do Senado Federal.


 

A criação de um imposto sobre valor adicionado (IVA) dual, que reúne tributos e contribuições, federais, estaduais e municipais, promete alterar por completo as nossas relações com o fisco e impactar positivamente a economia brasileira.

Mas que reforma é essa? Como entender o que foi aprovado na Câmara e o que ainda vem pela frente? Por que demorou tanto tempo? E por que tem aprovação quase certa agora?

Para entender tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe dois convidados especialistas no tema.

Um é o principal mentor intelectual da reforma tributária, o economista Bernard Appy, atual Secretário Especial para a Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. Appy foi também um dos diretores do Centro de Cidadania Fiscal, onde as principais ideias para essa reforma foram concebidas junto a outros economistas, como Nelson Machado.

O outro convidado é o cientista político Murilo Junqueira, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador das relações entre política, economia e políticas públicas. Junqueira desenvolveu sua pesquisa de mestrado, depois publicada na forma de artigo na Revista Brasileira de Ciências Sociais, sobre os "nós" que sempre impediram a aprovação de uma reforma tributária no Brasil.


As músicas deste episódio são "Down With Your Getup" e "Fingerprint", ambas do Minivandals.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, YADA Carlos Alberto, Elisabeth Oliveira, Claudia Maria Dadico, Leandro Gonzaga, Marisa Ribeiro Cardoso, David Ribeiro dos Reis, Pedro Raul de Paula Góes, Angelo Roberto Neia Meneghelo e Clalter Rocha Melgaço, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais"! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.


  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#ReformaTributária #PolíticaEconômica #Impostos #GovernoLula #CongressoNacional #Federalismo #FederalismoFiscal #PolíticaFiscal

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica



























 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171