Lula, a ONU e o mundo | com Fernanda Magnotta | 195

Na terça-feira, 19 de setembro de 2023, Lula fez seu primeiro discurso na ONU em seu terceiro mandato presidencial.

Na fala o presidente reforçou o compromisso da política externa brasileira com o multilateralismo e o respeito à legalidade internacional.


 

Ele também reivindicou uma reforma dos organismos multilaterais, tornando-os mais equitativos no tratamento dos diferentes países, com distintos poderios econômico, político e militar.

Outros pontos enfatizados pelo chefe de Estado brasileiro foram a necessidade de se combater a desigualdade e as mudanças climáticas.


 

O discurso marcou uma volta da política externa brasileira à normalidade, após quatro anos de descalabro e isolamento.

O pronunciamento também ajudou Lula a atenuar estragos de recentes declarações improvisadas e desastradas, acerca da invasão russa da Ucrânia, do papel do Tribunal Penal Internacional e do regime político venezuelano.

Para entendermos esses e outros pontos, o #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe a internacionalista Fernanda Magnotta, professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Magnotta é mestre e doutora em Relações Internacionais pelo programa Santiago Dantas, pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e colunista de política internacional do UOL e da CBN.

É autora do livro "As ideias importam: o excepcionalismo norte-americano no alvorecer da superpotência", editora Appris.


As músicas deste episódio são "Experience Nature Experience You", do South London HiFi, e "Poppy Seeds", do TrackTribe.

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!


Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.


Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.


Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Maria Cristina Salomão Gimene, Gustavo Sousa Franco, Fernanda de Andrade Santos, Maria Helena, Rafael Barreto da Silva, Fábio Lopes Alfaia, Pedro Raúl de Paula Góes, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛🧡💛🧡💛🧡


Há quatro formas possíveis de apoio.


  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão do coraçãozinho ❤️ "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal 🥇no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ 🗞️ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ✉️ ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info


#ONU #PolíticaExterna #RelaçõesExteriores #RelaçõesInternacionais #PolíticaInternacional #GovernoLula #OrganizaçãodasNaçõesUnidas #Multilateralismo #OrganizaçõesInternacionais


#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica 

 


























 

 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181