De quem é o 7 de Setembro? | com David Nemer | 193

Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a data de 7 Setembro, dia da Independência do Brasil, foi apropriada partidariamente pelo chefe de governo, convertendo-se num momento de autopromoção do presidente de turno.


 

Em seu embate com a institucionalidade democrática e na captura de partes do Estado brasileiro, Bolsonaro fez das comemorações oportunidades para atrelar as Forças Armadas a seu projeto político e incitar seus seguidores a investir de forma golpista contra o Poder Judiciário.

Com Lula na Presidência e ainda mais após a Intentona bolsonarista do 8 de janeiro, criou-se uma grande expectativa sobre o andamento das celebrações da Independência. Como o novo presidente lidaria com os militares nessa ocasião? Como se comportariam os bolsonaristas?


 

Num discurso na véspera do 7 de Setembro, Lula apontou a importância de que as celebrações fossem uma oportunidade de reforçar a democracia, a soberania e a união do país. A festa procurou de fato se revestir desse clima. O site satírico "Sensacionalista" talvez tenha descrito com perfeição o evento: "Tudo normal: desfile de 7 de setembro volta a ser vazio e chato como sempre".

Para discutir tal questão, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe o antropólogo David Nemer, professor dos departamentos de Antropologia e Estudos de Mídia da Universidade da Virgínia. Nemer é também pesquisador associado do Berkman Klein Center For Internet & Society da Universidade de Harvard e autor da obra "Tecnologia do Oprimido", publicada no Brasil pela editora Milfontes.


A música deste episódio é o "Hino da Independência do Brasil", executado pela Banda Gol.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠. Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Fábio Lopes Alfaia, Clalter Rocha Melgaço, Ângelo Roberto Neia Meneghello, Pedro Raúl de Paula Góes, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais"! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. ⁠⁠Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube
  3. ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Benfeitoria⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#7deSetembro #IndependênciadoBrasil #Patriotismo #Nacionalismo #Democracia

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica

 


























 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171