As eleições e os arranjos regionais | com Carlos Souza & João Paulo Viana | 127

Enquanto as pesquisas de intenção de voto indicam uma grande estabilidade na disputa presidencial, com a bipolarização entre Lula e Bolsonaro se solidificando, os candidatos buscam construir alianças nos Estados.

Tanto os presidenciáveis querem reforçar sua posição em nível regional, como os candidatos a governador e ao Congresso querem se beneficiar do alinhamento com candidatos presidenciais fortes.


 

O que se pode dizer sobre esse processo? Qual o sentido das alianças tentadas, mas nem sempre concretizadas?

Com um olhar no nacional e outro no regional, em especial para a região Norte do país, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe dois convidados, ambos cientistas políticos.

Um é Carlos Souza, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador da área de partidos e eleições. O outro é João Paulo Viana, professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que também trabalha com esse tema. Ambos são pesquisadores do LEGAL, o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal.

Site do Legal: https://legal-amazonia.org/

As músicas deste episódio são "Batuque Bom" e "Sabor Moreno", ambas de Quincas Moreira.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Agradecemos aos novos apoiadores do Fora da Política Não há Salvação:

Gisela Moreau, Eloísa Borges, Paulo Roberto Leão, Rosanna Zraick, Rodrigo Krammes, Elisabeth Oliveira, Aloisio Júnior.

Apoie o  e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais  relacionados ao tema do canal: a política.

Há três formas possíveis de apoio.


#Eleições #Eleições2022 #EleiçãoPresidencial #Coligações #AliançasRegionais #Partidos Políticos #RegiãoNorte #Amazônia #Democracia #Bolsonarismo #Autoritarismo #Populismo #InstituiçõesPolíticas #AnálisePolítica  #GovernoBolsonaro #PolíticaBrasileira #ConjunturaPolítica





































 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171