Mulheres no centro da disputa | com Camila Rocha | 145

Já era sabido há muito tempo que uma das maiores fragilidades eleitorais  de Jair Bolsonaro estava no eleitorado feminino, em que sua rejeição é  muito alta. Diante dessa vulnerabilidade, a campanha bolsonarista procurou acenar a  esse eleitorado, principalmente pelo engajamento da primeira-dama,  Michelle.

 Toda essa estratégia, contudo, foi prejudicada pela misoginia  incontrolável de Bolsonaro, externalizada no violento ataque verbal à  jornalista Vera Magalhães no primeiro debate presidencial. Não bastasse, ao tentar consertar o problema, o presidente proferiu  novas declarações de cunho machista – o que só piorou as coisas.

Por fim, um deputado estadual bolsonarista, Douglas Garcia, repetiu os  mesmos ataques a Vera Magalhães por ocasião do debate entre os  candidatos ao governo paulista. Essa imitação da conduta presidencial prejudicou a imagem do títere de  Bolsonaro no Estado, Tarcísio de Freitas, com respingos para a campanha  presidencial. 


 

Para entender tal situação e seu contexto, este  #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe a cientista política Camila Rocha, doutora pela USP e assessora legislativa na Assembleia Legislativa de  São Paulo. 

Estudiosa da questão feminina, ela é uma das organizadoras do livro  "Feminismo em disputa: um estudo sobre o imaginário político das  mulheres brasileiras", editado pela Boitempo.  


As músicas deste episódio são "Real Bad Girl," do Audionautix e "Hey  Girl", de Topher Mohr & Alex Elena.


Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.


Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar!

Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, José de Arimatéia Dantas, Luiz Aroeira, Gabriel Calvazara de Araujo, Omar di Dio e todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
  3. Benfeitoria: Tornando-se assinante simbólico do #FPNS no Benfeitoria. com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info


#Misoginia #Machismo #Eleições #Democracia #AnálisePolítica  #Eleições2022 #EleiçãoPresidencial #Bolsonarismo #ConjunturaPolítica  #PolíticaBrasileira #Feminismo #Gênero #Mulheres





























 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171