As eleições e a democracia em perigo | com Fernando Limongi | 143

A eleição presidencial de 2022 coloca a democracia brasileira diante de  uma situação perigosa. Uma eventual vitória de Jair Bolsonaro pode significar o fortalecimento  de um projeto político autoritário que passa pela captura das  instituições pelo chefe do Executivo. 

O principal alvo dessa investida autocrática é o Supremo Tribunal  Federal. Como Hugo Chávez na Venezuela, Bolsonaro quer controlar o STF e  o tornar uma corte subserviente a seu mando. 

Mas como chegamos até aqui? 

O que ocorreu ao longo de diversas eleições e  governos para que estivéssemos, hoje, diante desse risco? E o que  significaria um novo governo Lula, derrotando Bolsonaro? 

Para tal discussão este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebeu Fernando  Limongi, cientista político, professor da Escola de Economia de São  Paulo da FGV, professor titular aposentado da USP e pesquisador do  CEBRAP. 


 

Limongi é um dos principais cientistas políticos brasileiros e sua  reflexão sobre nossa democracia é primordial para entender o que se  passa. 

Twitter de Fernando Limongi: @fplimongi  

As músicas deste episódio são "Everything you wanted" de Dan Lebowitz e  "Out on my skateboard" dos Mini Vandals.  

Além do YouTube, este episódio está disponível em vídeo também no Spotify Podcasts.

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Apoie o  e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais relacionados ao tema do canal: a política.

Agradecemos aos novos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Rodrigo Menck, Botafogo A. F., Ary Fortes, Cesar Dantas e Padre Adriano Ferreira Rodrigues, assim como todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
  3. Benfeitoria: Tornando-se assinante simbólico do #FPNS no Benfeitoria. com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info 

#Eleições #Democracia #AnálisePolítica #Eleições2022 #EleiçãoPresidencial #Bolsonarismo #SistemaPartidário #EleiçõesCríticas #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira

 

 





























 

Comentários

As mais lidas

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181