As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Desde o início de seu terceiro mandato, o presidente Lula se tem mostrado especialmente loquaz, dando reiteradas declarações ruidosas, produtoras de desgastes e turbulências políticas.


 

Exemplo disso foi a menção a Michel Temer, chamado de "golpista".

Houve também seguidas declarações de inconformismo com a política monetária do Banco Central. Por fim, a suspeição lançada sobre Sergio Moro, possível alvo de sequestro e assassinato pelo PCC.


 

O que leva um presidente a falar tanto de temas politicamente ruidosos? Qual o impacto disso e como influencia seguidores e opositores?

Num cenário de polarização política exacerbada e com um governo que se propõe ser de reconstrução nacional, tais declarações não ajudam. Não tardaram as comparações de Lula ao extremista Jair Bolsonaro.

Porém, além desse ponto, de que forma os discursos políticos afetam a disputa política e a radicalização das posições na sociedade?

Para discutir tais temas este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe a cientista política Nara Pavão, professora da UFPE e pesquisadora dos fenômenos políticos relacionados à opinião pública.


As músicas deste episódio são "Do it", de Joe Bagale, e Smooth Talker", de Dougie Wood.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠.

Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Renata Moura, Temístocles Murilo Oliveira Júnior e Angelo Roberto Neia Meneghelo, bem como a todas e todos que apoiaram por meio do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio. 1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor. 2. Clube dos Canais⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube⁠ 3. Benfeitoria⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com 4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info⁠

#OpiniãoPública #DiscursoPolítico #RetóricaPolítica #Extremismo #RadicalizaçãoPolítica #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #PolíticasPúblicas #GovernoLula


























 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181