O partido contra o governo | com Pedro Floriano Ribeiro | 173

Desde o início do terceiro governo Lula, ou mesmo antes dele começar, são tensas as relações entre a direção partidária do PT e membros da equipe governamental.

Antes da formação do ministério, dirigentes vetaram alguns nomes cogitados para compor a equipe. Depois, outros tiveram suas cabeças pedidas – como o titular das Comunicações, Juscelino Filho.


 

Contudo, nada expressa melhor o atrito do que as críticas da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a políticas preconizadas pelo titular da Fazenda, Fernando Haddad.


 

Nisso, a atual presidente do PT repete um padrão já visto em administrações da legenda, desde seus primórdios na prefeitura de Diadema, conquistada há quarenta anos por Gilson Menezes.

O que explica a relação sempre tensa entre as instâncias partidárias e os governos do partido? É o PT, sob tal aspecto, diferente de outras agremiações?

Para discutir o tema, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Pedro Floriano Ribeiro, cientista político, professor da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Pedro Floriano é autor do livro "Dos sindicatos ao governo: a organização nacional do PT de 1980 a 2005", editado pela EdUFSCar/FAPESP, além de diversos trabalhos sobre a temática partidária.


As músicas deste episódio são "Battle Royale" do Au.Ra e "The New King, de Quincas Moreira.


Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠.

Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Ângelo Roberto Neia Meneghelo, Clalter Rocha Melgaço, Lauro Cipriani, Eduardo Potsch Câmara, Emiliana Raymundo e Amauri Corrêa Gama, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais"! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio. 1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor. ⁠⁠2. Clube dos Canais⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube⁠ ⁠⁠3. Benfeitoria⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com 4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info⁠


#PartidodosTrabalhadores #PT #GovernoLula #PresidencialismodeCoalizão #PartidosPolíticos #PSOL #Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica


























 

 

 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181