O imbróglio do general | com Chico Teixeira | 174

Pouco mais de três meses após a intentona bolsonaresca do 8 de janeiro, quando militares envolvidos nela foram ouvidos em inquérito comandado pelo STF, surgem vídeos comprometedores para o GSI.


 

Esses vídeos comprometem o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, um dos raros militares próximos do presidente Lula.


 

Causou impacto sua presença no Palácio do Planalto durante a invasão de golpistas bolsonaristas, ladeado por servidores do GSI que mostravam simpatia pelos vândalos, inclusive lhes dando água.

O que explica esse vídeo só ter vazado agora? Qual o papel dos militares no Gabinete de Segurança Institucional? Gonçalves Dias foi cúmplice ou vítima dos militares golpistas?

Para discutir tais temas e o que lhes cerca, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Francisco Carlos Teixeira da Silva, ou apenas Chico Teixeira, professor titular de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Chico Teixeira tem larga experiência com os afazeres militares, não só como pesquisador, mas tendo também trabalho no GSI e no Ministério da Defesa durante diferentes governos.


As músicas deste episódio são "Never Sleep", de Gunnar Olsen, e "Dub Gun" do TrackTribe.



Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital⁠.

Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Ângelo Roberto Neia Meneghelo, Clalter Rocha Melgaço, Lauro Cipriani, Eduardo Potsch Câmara, Emiliana Raymundo e Amauri Corrêa Gama, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais"! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio. 1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "⁠Valeu⁠" do vídeo no YouTube. Você determina o valor. ⁠⁠⁠2. Clube dos Canais⁠⁠⁠⁠: Tornando-se membro do canal no ⁠Clube dos Canais do YouTube⁠ ⁠⁠⁠3. Benfeitoria⁠⁠⁠⁠: ⁠Fazendo uma assinatura simbólica⁠ do #FPNS no Benfeitoria.com 4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: ⁠contato@foradapoliticanaohasalvacao.info⁠


#Militares #Golpismo #Intentonade8deJaneiro #Bolsonarismo #Extremismo #GSI #Militarismo #Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica

 


























 

 

 

 

 

 

 

Comentários

As mais lidas

Que presidencialismo é esse? | com Andréa Freitas | 181

As falas do presidente e outras falas | com Nara Pavão | 171